domingo, 24 de dezembro de 2006

Fenaj registra visita da Asscon

Reproduzimos abaixo matéria publicada pela Fenaj em seu site registrando a visita em que a diretoria da Asscon apresentou os objetivos da entidade para a defesa dos interesses dos jornalistas que atuam como assessores de comunicação social no Congresso Nacional.

Organização

Assessores de comunicação do Congresso Nacional criam entidade

Recentemente fundada, a Associação dos Assessores de Comunicação do Congresso Nacional (Asscon) teve sua primeira diretoria eleita no dia 30 de novembro. Entre os objetivos da nova entidade estão um melhor entrosamento entre assessores, parlamentares, imprensa e sociedade, e buscar assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no Câmara dos Deputados e Senado. A FENAJ acompanhou a eleição da entidade.

A eleição para a primeira diretoria da Asscon teve uma única chapa, que contou com o respaldo dos 39 jornalistas que participaram da eleição. Disposta a estreitar o relacionamento com a entidade recém criada, a FENAJ acompanhou o processo eleitoral. Esteve representada por seu diretor Iran Alfaia.

"A Asscon foi criada com a finalidade de orientar, amparar e lutar pelos direitos dos assessores de imprensa que, muitas vezes, não têm onde conseguir apoio para resolver suas dificuldades junto aos parlamentares, bem como desenvolver com melhor qualidade seu ofício, já que, muitas vezes, os profissionais de imprensa não conhecem o trabalho de uma assessoria, o que, não-raramente, acarreta conflitos e desconfianças entre as partes, o que não é bom para o parlamentar, para o assessor de imprensa e também para os jornalistas dos jornais diários" — afirma Adão Paulo, presidente eleito da entidade.

Entre os desafios que a nova entidade se propõe enfrentar estão a discussão de um piso salarial para seus associados, a criação de uma bolsa de empregos – com a não reeleição de muitos parlamentares, diversos assessores poderão perder seus postos de trabalho - e a publicação de uma cartilha de relacionamento entre parlamentares e assessores. A direção da entidade aponta em seu programa de ação, também, o debate da ética no desenvolvimento da função e o acesso dos jornalistas que prestam assessoria parlamentar a setores como o plenário da Câmara dos Deputados (o que hoje é proibido).

A primeira iniciativa da Asscon foi criar um meio para se comunicar com os associados. Além de obter informações, quem atua ou já atuou como assessor de imprensa no Congresso Nacional e tiver interesse em disponibilizar seu currículo pode enviá-lo para valmutran@gmail.com. Eles serão postados no blog http://www.blogdaasscon.blogspot.com/.


Nenhum comentário: