A diretoria da recém criada Associação dos Assessores de Comunicação Social do Congresso Nacional (Asscon) foi recebida pela diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (Sinjor-DF), na quarta-feira, 13. Após as apresentações de praxe, a pauta da reunião, na sede da entidade, tratou de assuntos pertinentes aos interesses dos jornalistas que atuam como assessores de comunicação social nas duas casas do parlamento brasileiro (Câmara dos Deputados e Senado Federal).
No documento apresentado pelo presidente da Asscon, Adão Paulo Oliveira, ao colega que preside o Sinjor-DF, Romário Schettino, foi informado que 83% dos jornalistas entrevistados em recente pesquisa encomendada pela revista “Imprensa” consideram o assessor de comunicação um colaborador importante na realização de seus trabalhos.
A Asscon busca a valorização desses profissionais através de uma melhor capacitação, para a proposta consolidar-se, foi sugerido por Oliveira a realização de um seminário nacional de assessorias de comunicação. O presidente do Sinjor-DF informou que está agendado para o 1.o semestre de
Qualificação – O vice-presidente do Sinjor-DF, Antonio Carlos Queiroz, disse que seria importante a criação de um manual para os assessores pautarem-se em suas tarefas cotidianas que avançam além da mera elaboração de releases ou a redação de discursos ou reportagens focadas no assessorado(a), quer sejam parlamentares ou a comunicação das lideranças dos partidos políticos.
Queiroz defendeu a abertura de um diálogo que possa envolver a comunidade acadêmica. A sugestão é relevante à medida que as tarefas do assessor de comunicação social não estão ainda enquadradas na grade curricular dos cursos de comunicação social com ênfase no jornalismo. Daí o ideal seria uma habilitação programática específica para esse nicho de mercado.
Segundo levantamento informal feito pelo presidente da Asscon, há um assessor de comunicação para cada quatro parlamentares. Há casos intoleráveis como o exercício da profissão de assessor de comunicação por chefes de gabinete ou secretários parlamentares sem qualquer qualificação para as tarefas desenvolvidas pelos jornalistas profissionais.
Diretoria do Sinjor-DF e da Asscon em reunião de trabalho
Ficou acertado que a diretoria do Sinjor-DF reunirar-se-á para discutir a ampliação de sua Comissão representativa, abrindo uma vaga a ser designada pela diretoria da Asscon.
Escolha – O nome provisório da entidade representativa dos assessores de comunicação social do Congresso Nacional – Asscon, foi outro dos temas debatidos no encontro no Sinjor-DF. Foi sugerido e será levado na próxima plenária da entidade pelos três diretores da Asscon presentes ao encontro no Sinjor-DF, a escolha de um outro nome para a entidade.
Estiveram no encontro os presidentes do Sinjor-DF e a da Asscon; a vice-presidente da Asscon, Margô Dalla; o secretário do sindicato, Paulo Miranda; Dorgil Marinho, delegado da representação na Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Val-André Mutran, diretor de Comunicação da Asscon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário